quarta-feira, 3 de setembro de 2008

As conseqüências da Revolução Industrial

Com a revolução industrial, as cidades cresceram assustadoramente e ao mesmo tempo desordenadamente com precários serviços sanitários e moradias ruins que facilitavam a proliferação de doenças. Dentro das fábricas não era diferente, a péssima condição sanitária do local influenciou diretamente para boa parte das doenças na época de manifestarem e virarem epidemias. O ambiente das fábricas era sujo, escuro e perigoso, as máquinas eram desprotegidas e ocasionavam freqüentes acidentes de trabalho, muitas vezes mutilando os trabalhadores. As doenças mais comuns da época eram a tuberculose, cólera, tifo, a varíola e as doenças sexualmente transmissíveis (DST's).

A tuberculose:
A tuberculose cresceu no início da revolução industrial, quando o desenvolvimento da produção fabril nas cidades obrigava os trabalhadores a morarem aglomerados e as condições de trabalho eram insalubres e desgastantes.
A tuberculose é uma doença contagiosa, transmissível, que ataca o homem e compromete principalmente os pulmões, embora possa se localizar em qualquer parte do corpo. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, através da tosse, pela qual o doente elimina bacilos no ar. Os bacilos são aspirados por outra pessoa e vão se instalar no pulmão, onde podem desenvolver o foco inicial da doença. A prevenção da tuberculose é a vacina, mas no tempo da Revolução Industrial a vacina ainda não tinha sido descoberta, o que causou uma grande epidemia.

Raio-X do peito de um paciente com tuberculose pulmonar avançada


Cólera:
A cólera (ou cólera asiática) é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou bastonete que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.

Criança com cólera

Vírus da cólera

Tifo:
Doença infecciosa causada por microorganismo Rickettsias, transmitida ao homem por parasitas tais como piolhos, pulga de ratos e ácaros.A doença encontra ambiente ideal em lugares de grande promiscuidade e baixa higiene. O paciente infectado sente dores de cabeça muito fortes, sente o corpo inteiramente dolorido e tem febres muito altas.Passados quatro dias do contágio, surgem erupções nas axilas, nas costas, nos braços e nas pernas, acompanhadas de dificuldade de concentração, canseira mental, hálito desagradável, ASMA, BRONQUITE e PNEUMONIA.Animais domésticos (cães, gatos, passarinhos, papagaios etc) atuam involuntariamente como hospedeiros dos parasitas transmissores da doença, e devem ser afastados do ambiente familiar ao menor risco de contaminação.A condição básica para combater a enfermidade é promover higienização completa no ambiente e no paciente, removendo todo o lixo, desinfetando os aposentos, abrindo as janelas à luz do sol e redobrando os asseios para com os alimentos.Separe as roupas pessoais, os lençóis, toalhas de banho e objetos do paciente. Suspenda o uso de alimentos cárneos, gordurosos (frituras, laticínios, margarina, ovos, chocolate); substitua-os por alimentação natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais.

Pessoa com tifo


Pulga, transmissor do tifo


Varíola:
A varíola era uma doença infecto-contagiosa, exclusiva do homem (não sendo transmitida por outros animais, como a dengue, por exemplo), de surgimento e desenvolvimento repentinos e causada pelo Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus conhecidos e que é extremamente resistente aos agentes físicos externos, como, por exemplo, variações de umidade e temperatura. O O.variolae pertence à família Poxviridae, a mesma dos vírus causadores de formas variantes da doença, próprias do gado bovino (a varíola bovina), dos macacos, das galinhas e dos camelos.
A transmissão ocorria de pessoa para pessoa por meio do convívio e geralmente pelas vias respiratórias.
Uma vez dentro do organismo, o vírus da varíola permanecia incubado de sete a 17 dias. A seguir, ele se estabelecia na garganta e nas fossas nasais e causava febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas e abatimento, esse estado permanecia de dois a cinco dias.
Finalmente, a enfermidade assumia sua forma mais violenta: a febre baixava e começavam a aparecer erupções avermelhadas, que se manifestavam na garganta, boca, rosto e que depois espalhavam-se pelo corpo inteiro. Isso ocorre, porque o O. variolae parasita as células do tecido epitelial para se reproduzir.
Com o tempo, as erupções evoluíam e transformavam-se em pústulas (pequenas bolhas cheias de pus), que provocavam coceira intensa e dor - era nesse estágio que o risco de cegueira era maior, pois, ao tocar o olho, o enfermo podia causar uma inflamação grave.
Até aqui, não existe tratamento efetivo contra a varíola. Quando ela existia, o máximo que se podia fazer era tentar amenizar ao máximo a coceira e a dor causadas pela doença e esperar que o organismo reagisse e vencesse o vírus. A sobrevivência do doente dependia da forma de varíola que ele adquiria, já que a enfermidade se divide em duas formas principais, a varíola major, com 30% de letalidade, e a varíola minor, também conhecida como alastrim, que era mais comum e com menos de 1% de casos fatais (também existiam manifestações mais raras da doença, como a hemorrágica e a maligna). Com o tempo, as pústulas secavam e transformavam-se em crostas, que desprendiam-se ao final de três ou quatro semanas. Caso o enfermo tivesse adquirido a forma major, essas crostas costumavam deixar cicatrizes permanentes na pele.

Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST's):
Doenças Sexualmente Transmissíveis ou DST são doenças que você pode pegar através de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) com pessoas contaminadas. Existem vários tipos de DST's e a mais conhecida é a AIDS, a doença que até nos dias de hoje não tem cura.
Exemplos de DST's:

-Sífilis
-Gonorréia ou Blenorragia
-Herpes genital
-Tricomoníase Vaginal
-Cancro Mole
-Infecção por HPV - Condiloma Acuminado
-Conjuntivite gonocócica
-Donovanose ou Granuloma Inguinal
-Gonorréia Aguda: Cervicite e Vulvovaginite
-Gonorréia aguda
-Gonorréia complicada. Bartholinite aguda
-Gonorréia complicada. Epididimite
-Gonorréia e infecção por clamídia
-Gonorréia e síndrome uretral aguda
-Gonorréia extragenital
-Gonorréia extragenitalHerpes Genital

Nenhum comentário: